XADREZ: ESPORTE PARA TODOS... APRENDAM!

Esporte da Mente: Xadrez é esporte?


O xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, perdendo apenas para o futebol, apesar de não ser muito popular no Brasil.
O xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo. Esporte? Isso mesmo! O jogo envolve competição, alto rendimento, desempenho mental, é baseado em regras e possui uma entidade reguladora. Portanto, não se assuste se em breve você ver a competição incluída nos Jogos Olímpicos.
Reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional, o xadrez tem como principais benefícios o estímulo da memória, aumento da capacidade de concentração e velocidade de raciocínio. Além disso, desempenha um forte papel socializante, já que sua filosofia não interpreta a derrota como fracasso e nem a vitória como sucesso.
O xadrez “moderno” como é hoje, surgiu na Europa há quase 600 anos e sofreu diversas modificações, passando inclusive, a ser considerado como esporte em 2001.
Praticado desde a antiguidade e por figuras históricas como Napoleão, Einstein e Machado de Assis, o jogo ensina seus praticantes a não agirem por impulso, mas sim refletindo e pensando anteriormente cada ação.
Democratização
O jogo é indicado para homens e mulheres de todas as idades e não tem restrições. Para começar a jogar, basta aprender as regras do jogo e a função de cada peça. A partir daí, é escolher um adversário e praticar, praticar e praticar!